O projeto Pep4Fish esteve presente no 23º congresso internacional Flow Injection Analysis and Related Techniques realizado em Chiang Mai na Tailândia, em dezembro de 2024 no qual o professor Doutor António Rangel da Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica Portuguesa, apresentou um póster sobre a quantificação de proteínas totais em hidrolisados. O evento reuniu especialistas de diversas áreas, sendo uma excelente oportunidade para divulgar avanços científicos e fomentar a colaboração internacional na bioeconomia azul.
O póster intitulado “Revisiting Merging Zones in a Flow-Based Approach for the Total Protein Content Monitoring in Hydrolysates” apresentou uma abordagem inovadora na quantificação de proteínas totais, , otimizada para reduzir o consumo de reagentes e aumentar a eficiência. O estudo destacou a aplicação da análise por injeção emfluxo (Flow Injection Analysis – FIA), uma técnica promissora para o controlo de qualidade e a avaliação nutricional de hidrolisados na indústria alimentar.
Este trabalho é uma contribuição importante para o Pep4Fish, um projeto que se insere no Pacto da Bioeconomia Azul, financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência. O projeto visa impulsionar a inovação e a sustentabilidade na bioeconomia azul, promovendo o desenvolvimento de novas dietas sustentáveis para a aquacultura, através da utilização de subprodutos do setor agroalimentar.
